Vídeos

Documentário Paulo Freire Contemporâneo
 

Tive acesso ao documentário “Paulo Freire Contemporâneo”, parte I e II, inclusive com versão em Libras. O acesso ao documentário pode ser através do link http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaObraForm.do?first=50&skip=0&ds_titulo=Paulo&co_autor=&no_autor=&co_categoria=102&pagina=1&select_action=Submit&co_midia=6&co_obra=&co_idioma=&colunaOrdenar=null&ordem=null

Documentário sobre Paulo Freire está no portal Domínio Público e também no sitio do mec http://portal.mec.gov.br

Outro link que se pode ter acesso ao documentário completo: http://www.youtube.com/watch?v=6hcABrx70ag&feature=youtu.be

Leonardo Boff - Sangue Latino


Um excelente vídeo com uma entrevista dada por Leonardo Boff ao jornalista Eric Nepomuceno para a TV Canal Brasil, ao programa Sangue Latino. Vale a pena assistir a esta entrevista, pois nos deparamos com um Leonardo capaz de expressar fortaleza e sentimentos, um homem forte, mas sem perder a ternura jamais, parafraseando Che Guevara.
Para se ter acesso a este vídeo basta clicar em http://vimeo.com/18918061

 

Como estrelas na terra


Um excelente filme: Taare Zameen Par - Every Child is Special (Estrelas na terra - toda criança é especial). Todo profissional em educação tem que assistir a ele. É um filme indiano que trata de uma questão tão frequente nas escolas, a difculdade na aprendizagem. O enredo do filme gira em torno de uma criança com dislexia e que, por isso, não corresponde às expectativas do pai, da escola, de professores... Esta é uma realidade bem próxima a nossas famílias e vivenciada em muitas escolas. O filme deve ser assistido em grupo e as pessoas devem estar abertas inclusive para uma autoavaliação de sua prática educativa. Quem sabe até numa reunião de professores. A presença de um psicopedagogo pode ajudar a melhor direcionar as discussões.
Há muitos sites que descrevem sobre este filme e inclusive há alguns que possibilitam até download. Para maiores informações, dentre tantos, apresento o site http://www.cinemaindiano.com/2008/06/como-estrelas-na-terra.html.

 Professora Amanda Gurgel no Programa Domingão do Faustão, em 22/05/2011 

O que é necessário para que haja educação de qualidade? Como está a infraestrutura de nossas escolas? Como os professores têm se preparado para atender de forma personalizada aos seus alunos? As escolas têm disponibilizados outros profissionais como suporte aos desafios vivenciados cotidianamente pela comunidade escolar? Como está o nível de consciência política dos nossos profissionais em educação? E como anda a questão da segurança em nossas escolas? (...)
Estas e outras questões podem ser observadas na entrevista da Professora Amanda Gurgel, no Programa Domingão do Faustão, a partir da repercussão de sua participação em audiência pública em Natal, no Rio Grande do Norte.
Abaixo estão os vídeos de sua participação neste programa televisivo, seguido pelo vídeo completo de sua fala na referida audiência.


Fala da professora em audiência pública:


A história das coisas

Este vídeo mostra os problemas sociais e ambientais criados como consequência do nosso hábito consumista, apresenta os problemas deste sistema e mostra como podemos revertê-lo, porque não foi sempre assim.
O presente vídeo pode ser visto e baixado através do link:

Surplus: um terrorismo chamado consumismo


Trata-se de um documentário sobre o consumismo e os seus efeitos numa sociedade que vem sendo manipulada pelas grandes corporações financeiras. No vídeo são levantadas questões a respeito da ditadura do consumo, sendo comparada a um verdadeiro terror na vida em sociedade.
O documentário está dividido em 05 partes, sendo cada uma delas com um tempo estimado de 10 minutos, facilitando o trabalho em sala de aula. Em seguida, apresentamos um link em que pode ser baixado o texto integral das legendas do documentário.

Video:



Não basta consumir é preciso que se mostre o que está sendo usado

No site da Oficina Literária Puntel (http://www.puntel.com.br/novo/capa/) existem bons artigos com uma abordagem crítica, que podem provocar excelentes reflexões em sala de aula. Como indicativo apresento-lhes uma reflexão de Renato Nunes Bittencourt sobre os reality shows.
Apareço, logo existo!
Na sociedade atual, em que as imagens tomaram o lugar da reflexão e da interioridade, proliferam indivíduos indiferenciados e passivos, meros consumidores da aparente subjetividade alheia. O sucesso dos reality shows é a melhor expressão deste tempo.
Renato Nunes Bittencourt



Ariano Suassuna

Um brasileiro acima de tudo. Ensina-nos a olhar o mundo a partir do espaço em que vivemos. Apresento-lhes dois momentos raros com Ariano Suassuna: o primeiro, é o link de três vídeos, de uma entrevista no Programa de Jô Soares; e, o segundo, a apresentação da narrativa sobre um jovem que quer convertê-lo ao punk e ao funk. Vale a pena acessar. Todos os vídeos podem ser trabalhados em sala de aula, é um banho de cultura e com muito humor.

a) Ariano Suassuna no Programa de Jô Soares:

b) Jovem tenta converter Ariano Suassuna ao Punk e ao Funk


 

A Onda

O filme alemão “A Onda” (Wie Welle), com duração de 101m, produzido em 2008, é um drama e conta a história de um professor que realiza uma experiência com os seus alunos sobre como viver num regime ditatorial e para sua surpresa atinge proporções inesperadas. Este filme pode ser trabalhado com professores ou com turmas de Ensino Médio ou Superior.
Para maiores informações, pode ser mediante sites de busca, como sugestão apresento-lhes o  http://cinema.sapo.pt/filme/die-welle. Este filme pode ser adquirido em estabelecimentos comerciais do gênero. Confira também http://www.espacoacademico.com.br/065/65lima.htm.

O Triunfo: The Ron Clark Story

Muitos são os desafios narrados por professores em sala de aula. Algumas atitudes fogem ao controle da comunidade escolar. Muitas discussões são realizadas em busca de culpados: a escola diz que o problema está na família, setores do governo dizem que os profissionais em educação não são capacitados para trabalharem com estas questões, a família diz que o problema está na escola, alguns dizem que a culpa e do sistema...
O filme norte-americano “O Triunfo: The Ron Clark Story”, é legendado, com duração de 95m, apresenta experiência vivenciada por Ron Clark, um professor temporário, em escola de 1º grau, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. O método utilizado por Clark apresentou resultados eficientes no processo de aprendizagem, contribuindo inclusive com a melhoria da autoestima de adolescentes que já se consideravam “caso perdido”.
Para maiores informações pode ser mediante consulta em sites de busca, que, dentre as opções apresentadas, algumas sugerem a opção de download. Vale a pena assistir. Pode servir de base para discussões com gestores escolares e docentes sobre métodos de se trabalhar conteúdos nas diferentes disciplinas.

0 comentários:

Assine nosso Conteúdo

    Proprietário do Site

    Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).