Livros

Veneno ou Remédio

Semana passada foi lançado o Portal Scielo Livros (http://books.scielo.org/ ), uma iniciativa de algumas editoras acadêmicas do país, incluindo a Editora da Fiocruz. Diversos títulos estão sendo disponibilizados, em formato pdf, de forma gratuita, nesse Portal, incluindo meu primeiro livro, "É Veneno ou é Remédio?", de 2003, que há 3 anos estava esgotado. Ele trata dos problemas de saúde e ambiente relacionados ao uso de agrotóxicos, com especial destaque à atividade agrícola da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. O acesso pode ser feito através do link: http://www.fiocruz.br/editora/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=175&sid=5

________________

 LIVROS EM PDF - ISSO NINGUÉM DIVULGA

Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:
· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
· escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
· Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia;
· ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA
· e muito mais....


Esse lugar existe!
O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso,basta acessar o site:

www.dominiopublico.gov.br

Só de literatura portuguesa são 732 obras!
Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes, conhecidos e alunos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.
Divulgue para o máximo de pessoas!
principalmente aos nossos professores e alunos.

____________________

Semi-árido: uma visão holística
Livro do Roberto Malvezzi. Uma excelente reflexão sobre o semiárido brasileiro. Acesso gratuito através do link http://www.confea.org.br/publique/media/Semi-%C3%A1rido.pdf.
_______________
Entre o combate à seca e a convivência com o semiárido: transições paradigmáticas e sustentabilidade do desenvolvimento
Roberto Marinho Alves da Silva
Tese de doutorado submetida ao Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília, área de concentração em Política e Gestão Ambiental.
________________

Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Convivência com o Semiárido

Livros que se pode conseguir no Ministério do Meio Ambiente:

BRASIL. MMA. Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável. Coordenação Técnica de Combate à Desertificação. Mudanças climáticas e suas implicações para o Nordeste. Brasília: MMA, 2005, 232p.
BRASIL. MMA/Secretaria de Recursos Hídricos, Universidade Federal da Paraíba. Atlas das áreas susceptíveis à desertificação do Brasil.  Brasília: MMA, 2007.
BRASIL. MMA/Secretaria de Recursos Hídricos. Programa de ação nacional de combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca: PAN-Brasil. Brasília: Ministério do Meio Ambiente/Secretaria de Recursos Hídricos, 2005.
BRASIL. MMA/Secretaria de Biodiversidade e Florestas. Estatística Florestal da Caatinga. Ano 1. Vol. 1. Natal, RN: APNE, 2008.
IICA. Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura. Agricultura familiar, agroecologia e desenvolvimento sustentável: questões para debate. Brasília: IICA, 2006.
MATALLO JÚNIOR. Heitor (Org.).Glossário de termos e conceitos usados no contexto da UNCCD. Brasília: MMA, 2009.
MCKAUGHAN, Sean E. Projeto Áridas: guia de planejamento para o desenvolvimento sustentável. Brasília: MMA, 2008.
____________________
Metolologia da Pesquisa

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 2006, 211p.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 5ed. São Paulo: Atlas, 2010, 184p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 7ed. São Paulo: Atlas, 2010, 297p.
______. Metodologia do Trabalho Científico. 7ed. São Paulo: Atlas, 2010, 225p.
______. Metodologia Científica. 5ed. São Paulo: Atlas, 2010, 312p.
PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A Pesquisa e a Construção do Conhecimento Científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. São Paulo: Editora Respel, 2008, 260p.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23ed. São Paulo: Cortez, 2007, 304p.
THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação e projeto cooperativo na perspectiva de Henri Desroche. São Carlos: EDUFSCAR, 2006, 240p.
____________________

Assine nosso Conteúdo

    Proprietário do Site

    Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).