terça-feira, 21 de agosto de 2012

Encontro consolidará união dos movimentos do campo, diz Dom Tomas

By Irenaldo Araújo   Posted at  08:34   No comments

20 de agosto de 2012

Da Página do MST

O bispo emérito de Goiás e conselheiro da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Dom Tomás Balduino, elogiou a iniciativa dos movimentos do campo de organizar o Encontro Unitário dos Trabalhadores, Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas, que começa nesta segunda-feira.

"Esta mobilização é muito oportuna e urgente visto que o adversário instalado no empresariado rural e na bancada ruralista do Congresso quer, a todo custo, enfraquecer vocês pela desunião e pelo isolamento, disse Dom Tomás, em carta enviada à organização do encontro.

Mais de 5 mil delegados das organizações estarão presentes nesse encontro que acontece 51 anos após o 1º Congresso Camponês do Brasil, realizado em 1961 na cidade de Belo Horizonte.

O Encontro Unitário permitirá um debate mais amplo e qualificado sobre a atual conjuntura do problema agrário brasileiro, cujo maior objetivo está na construção de uma unidade programática em torno de pontos comuns, assim como avançar na construção de uma agenda de lutas e mobilização unitária para 2013.

Abaixo, leia a carta enviada pelo bispo.

Queridos companheiros e companheiras presentes em Brasília no Encontro Unitário dos Trabalhadores, Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas, fazendo memória  dos 50 anos do 1º Congresso Nacional Camponês e do assassinato do grande companheiro João Pedro Teixeira.

Agradeço o honroso convite que o Valdir me fez em nome das entidades e organizações camponesas para participar deste evento de união e de luta.
Lamento não poder estar presente, em razão de compromisso na mesma data com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI GO/TO).

Declaro-lhes, entretanto, que estou profundamente unido a vocês.
Vocês, com efeito, no mesmo espírito das Ligas Camponesas a que João Pedro Teixeira estava ligado, estão buscando consolidar a união dos diversos movimentos do campo.

Esta mobilização é muito oportuna e urgente visto que o adversário instalado no empresariado rural e na bancada ruralista do Congresso quer, a todo custo, enfraquecer vocês pela desunião e pelo isolamento.

Vamos, pois, em frente com garra e com as bênçãos de Deus.

Saúdo-os com muita amizade e admiração.

Araguaína, 17 de agosto de 2012,

Dom Tomás Balduino, bispo emérito de Goiás e Conselheiro da CPT Nacional

 

Disponível em: <http://www.mst.org.br/content/encontro-vai-consolidar-uni%C3%A3o-dos-diversos-movimentos-do-campo-afirma-dom-tomas> Acesso: 21 ago 2012, 08:33

Sobre Irenaldo Araújo

Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).usto.
Postado por: Irenaldo Araújo

0 comentários:

Assine nosso Conteúdo

    Proprietário do Site

    Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).