sexta-feira, 25 de maio de 2012

Ações para barrar o uso eleitoral da água

By Irenaldo Araújo   Posted at  10:27   No comments


Rede de entidades que atua no semiárido, propõe criação de disque-denúncia e de uma campanha encabeçada pelo TSE para evitar que o produto seja trocado pelo voto
Descrição: http://www.asabrasil.org.br/Imagens/none.gif
Jornal do Commercio
23/05/2012

A rede de entidades Articulação no Semi-Árido (ASA) lançou na terça um documento chamando a atenção dos governos e da sociedade civil para o uso eleitoral da água, durante a execução das ações emergenciais de combate à seca. A preocupação é maior pelo fato de este ser um ano eleitoral. Entre as propostas apresentadas, a entidade sugere a criação pelo governo federal de um disque-denúncia, para que o cidadão possa denunciar práticas que desrespeitam o direito à água. Outra sugestão é direcionada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que seja formulada uma campanha alertando a população para não trocar a água por voto.
O documento, que será entregue à presidente Dilma Rousseff, governantes estaduais e municipais, também foi divulgado ontem, em Brasília, na reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), que demonstrou preocupação com o uso político do carro-pipa, uma prática comum durante as ações de mitigação dos efeitos da estiagem. "O Brasil tem o dever ético de não consentir que as medidas de emergência e socorro às pessoas se transformem em instrumentos de manipulação e desvirtuação das eleições", afirma a declaração.
Um dos coordenadores-executivos da ASA, Naidison Baptista defendeu que as medidas são possíveis de serem implantadas e podem ter um efeito imediato na fiscalização do uso dos recursos públicos destinados ao combate à seca. "Estamos sugerindo e vamos cobrar uma resposta concreta do governo". No documento divulgado, a entidade diz que "infelizmente já há sinais de que esta prática não foi extinta, dado que começa a se manifestar e atuar em determinados espaços e municípios."
Já as medidas estruturais indicadas pela ASA são organizadas em quatro temas: acesso à água, acesso à terra, assistência técnica e acesso ao crédito rural e comercialização e banco de sementes. No campo de acesso à água, a primeira reivindicação é a continuidade imediata do Programa Um Milhão de Cisternas e do Programa Uma Terra e Duas Águas, além do início das ações de cisternas para consumo humano.


Sobre Irenaldo Araújo

Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).usto.
Postado por: Irenaldo Araújo

0 comentários:

Assine nosso Conteúdo

    Proprietário do Site

    Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).