quinta-feira, 10 de maio de 2012

Abrasco lança dossiê sobre impactos dos agrotóxicos

By Irenaldo Araújo   Posted at  10:41   No comments

07 de maio de 2012

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) lançou neste domingo (6), o dossiê "Um alerta sobre os impactos dos Agrotóxicos na Saúde". O documento foi apresentado no World Nutrition, Congresso Mundial de Nutrição, que ocorreu no Rio de Janeiro.

O dossiê é um alerta da Abrasco à sociedade e ao Estado brasileiro. Registra e difunde a preocupação de pesquisadores, professores e profissionais com a escalada ascendente de uso de agrotóxicos no país e a contaminação do ambiente e das pessoas dela resultante, com severos impactos sobre a saúde pública.

Segundo Fernando Carneiro, professor da Universidade de Brasília (UnB) e um dos organizadores do dossiê, o documento reúne evidências suficientes para a tomada de decisão pelos órgãos públicos: "O principal impacto que esperamos deste dossiê é tirar da inércia a estrutura do Estado em relação aos riscos que os agrotóxicos oferecem à população e ao meio ambiente".

O presidente da Abrasco, Luiz Augusto Facchini, disse que o uso indiscriminado de agrotóxicos gera preocupação: "Neste sentido, o dossiê aponta estratégias, como o fortalecimento da agricultura familiar e da agroecologia para produção de alimentos saudáveis".

O dossiê é um documento em construção, e este lançamento se refere à Parte 1 - Agrotóxicos, Segurança Alimentar e Saúde. Sua principal contribuição são 10 propostas que constam no final do documento. A primeira delas é a implantação da Política Nacional de Agroecologia, como um impulso a um modelo alternativo de desenvolvimento para o campo.

Veja o dossiê http://www.contraosagrotoxicos.org/index.php/materiais/dossie-abrasco-um-alerta-sobre-os-impactos-dos-agrotoxicos-na-saude/download" target="_blank">aqui: Um alerta sobre os impactos dos Agrotóxicos na Saúde.

Fonte: Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)

Assessoria de Comunicação
 (61) 3411.3279 / 3483

www.presidencia.gov.br/consea ascom@consea.planalto.gov.br
 Redes Sociais


 Mensagem encaminhada
De:  <ascom@consea.planalto.gov.br>
 Data: 7 de maio de 2012 22:02

Sobre Irenaldo Araújo

Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).usto.
Postado por: Irenaldo Araújo

0 comentários:

Assine nosso Conteúdo

    Proprietário do Site

    Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).