segunda-feira, 25 de julho de 2011

UFPB intensifica campanha de reciclagem de lixo

By Irenaldo Araújo   Posted at  17:00   No comments

Comissão de Gestão de Resíduos da UFPB faz semana Recicle seu Ambiente que vai de 25 a 29 de julho

Eles enchem o saco.Literalmente, passam dos limites, ficam ocupando espaço e só contribuem para o surgimento de fungos e insetos. São memorandos, protocolos, processos, todos antigos demais, livros, apostilas, caixas de sapato, de TV, aquela velha nota fiscal de um produto que até já perdeu sua garantia, ou aquele velho jornal da década de “mil novecentos e já faz tempo”, enfim, uma infinidade de coisas que às vezes insistimos em manter em casa e no trabalho, mas que não têm serventia alguma.

Por que você ainda insiste em guardar isso, pode dizer? É o comodismo, deve ser. É possível imaginar você dizendo “ah, não passa dessa semana, farei uma geral na minha sala, no meu escritório, na minha casa e blá blá blá...” Olha, essas coisas não tem mais utilidade para você, mas nas mãos das pessoas certas um dia isso pode até voltar para o seu ambiente em forma de caderno, lápis, cestas etc. Não está entendendo? Aí vai a explicação. Existem pessoas que sobrevivem da venda desses materiais, as cooperativas de catadores, por exemplo. Elas vendem esses materiais (que você não utiliza há anos) feitos de papel e papelão, além de outros feitos a partir de vidro, metal e plástico para indústrias de reciclagem e lá eles são transformados em outros produtos. Entendeu?

Que bom! Agora que entendeu, é hora de conhecer a campanha “Recicle seu Ambiente: coleta especial de papel e papelão”. Desde o mês de abril o campus I da Universidade vem gerindo seus resíduos de forma diferente, separando os recicláveis dos não recicláveis, através da Coleta Seletiva UFPB em parceria com a Cooperativa Acordo Verde.

Para dar uma complementada nesse projeto a Comissão de Gestão de Resíduos da UFPB optou por fazer a semana “Recicle seu Ambiente” que vai de 25 a 29 de julho. Professores, funcionários e toda comunidade acadêmica poderá finalmente se livrar daqueles “entulhos”, ou melhor, poderá destinar papeis e papelões sem serventia aos pontos de coleta distribuídos por todo o campus (abaixo segue a lista). Agora sim aquela geral de que tanto falava vai sair.

A ideia é arrecadar o máximo possível. Logo, se possui papéis acumulados no seu local de trabalho, em casa ou onde quer que seja e pode trazer, não esqueça: além de uma atitude em prol do meio ambiente você estará demonstrando um ato de fraternidade, pois a cooperativa de catadores para a qual os resíduos da universidade são doados vive da venda desses materiais. Quanto mais colhermos, maior será a renda dessas pessoas e melhor também sua qualidade de vida. Que tal mandar o comodismo para as Cochinchinas e trazer esses “queridos notáveis” que, confessa, só enchem o saco e tiram a harmonia do espaço, para os pontos de coleta, hein?

Ah, só para ficar claro: não existe desculpinha de “não tenho como transportar”. Caso tenha em sua residência uma quantidade muito grande de papel e papelão, mas não possa conduzi-los até a universidade, você pode entrar em contato com a comissão através do email comissaoderesiduos@hotmail.com e terá uma mãozinha nessa empreitada. Então, você topa? Vamos lá, recicle-se!

Pontos de Coleta

1. CCEN (DM - Bolo de noiva)
2. CCEN (Praça de Química)
3. CCEN (Praça de Biologia)
4. CT (Pracinha da Alegria)
5. CCS (Elefante Branco)
6. CCS (Ed. Física e Fisioterapia)
7. Centro de Vivência
8. CCHLA (Praça da Alegria)
9. CE (Pracinha)
10. CCSA (Pracinha)
11. CCJ (Térreo)
12. DECOM (corredor de Comunicação)
13. Reitoria (Hall)
14. Gráfica
15. Biblioteca

Contato:

Ysabelly Morais – 83 9910-5970

Assessora de Comunicação

Postado do site da UFPB: http://www.agencia.ufpb.br/vernoticias.php?pk_noticia=12885

Sobre Irenaldo Araújo

Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).usto.
Postado por: Irenaldo Araújo

0 comentários:

Assine nosso Conteúdo

    Proprietário do Site

    Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).