sexta-feira, 1 de julho de 2011

O Brasil é o campeão dos agrotóxicos

By Irenaldo Araújo   Posted at  18:00   No comments

26 de junho de 2011

http://claudia.abril.com.br/materias/4933/?sh=31&cnl=31

Um bilhão de litros de herbicidas e pesticidas derramados todo ano no solo – e o Brasil se torna o país que mais consome agrotóxicos no planeta. Na cidade de Lucas de Rio Verde (MT), o leite materno contaminado chama a atenção para os perigos da agricultura. Leia esta reportagem e proteja sua família

Por: Kátia Mello
Revista Claudia


      A notícia sobre a contaminação por agrotóxico caiu como uma bomba sobre os 40 mil moradores de Lucas de Rio Verde (MT). A 350 quilômetros de Cuiabá, com um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, a cidade, de apenas 22 anos, cresceu e enriqueceu com o agronegócio e se orgulha de pertencer à cúpula dos maiores produtores brasileiros de soja e milho. Em março passado, a surpresa: saiu o resultado do teste do leite materno, que deveria ser o mais genuíno dos alimentos servidos aos humanos. Um ano antes, num posto de saúde local, 62 mães doaram amostras. Todas as provas, sem exceção, apresentaram algum tipo de veneno – até mesmo um derivado do DDT, banido no Brasil em1985 pelo alto grau de toxicidade. A investigação sobre o aleitamento, feita por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é parte de um estudo bem mais amplo, no estado e em Goiás, sobre as ameaças à saúde associadas aos defensivos agrícolas. O capítulo de Lucas do Rio Verde começou depois de um acidente em fevereiro de 2006: um avião que pulverizava as lavouras deixou uma nuvem de veneno no ar, queimando chácaras, hortaliças e atingindo nascentes. O método aéreo, muito comum no Brasil, é proibido na União Europeia, porque o vento pode espalhar a química sobre animais e populações vizinhas. Em Lucas, no primeiro momento, causou um surto de vômito e diarreia.

Sinal vermelho
A Anvisa encontrou alimentos com defensivos em excesso. Os mais comprometidos:
80% - Pimentão
56,4% - Uva
54,8% - Pepino
50,8% - Morango
44,2% - Couve
44,1% - Abacaxi
38,8% - Mamão
32,6% - Tomate
27,2% - Arroz
24,8% – Cenoura

Postado do site da Diaconia: http://diaconia.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1534&Itemid=201

Sobre Irenaldo Araújo

Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).usto.
Postado por: Irenaldo Araújo

0 comentários:

Assine nosso Conteúdo

    Proprietário do Site

    Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).