domingo, 19 de junho de 2011

A Trindade como a mais perfeita comunidade

By Irenaldo Araújo   Posted at  06:44   No comments

O cristianismo tem como sustentáculo de sua fé um Deus que é comunidade, constituído por três pessoas, mas como uma mesma natureza. Três pessoas que estão em perfeita intercomunicação, onde o outro é a perfeita razão para que os três se comuniquem. A intercomunicação divina não alimenta individualismo, sentimentos egocêntricos, mas sentimentos de solidariedade, de altruísmo.

A imagem de Deus é tão perfeita que não podemos nos voltar apenas para uma dessas pessoas e esquecer as demais, afinal quando uma age, a natureza divina, que é comum às três pessoas, também se manifesta. Não podemos dizer: sou do Pai Eterno ou sou do Filho ou sou do Espírito, mas temos que alimentar a consciência de que quem nos conduz é a Trindade Santa.

A mais remota tradição cristã sempre tem compreendido que qualquer ação da Igreja se dá mediante a força da Santíssima Trindade: qualquer ação litúrgica se dá pela participação da Trindade, ou seja, a comunidade senta à mesa com esta família sagrada para ouvir a palavra, partilhar os dons, comer do mesmo pão e ser enviado em missão.

A fé na Trindade não é fácil ser compreendida, especialmente em sociedades que trazem como sustentáculo o individualismo, o lucro, a ganância... Por isso há tantas expressões religiosas que abusam do nome de uma das três pessoas divinas e querem que as pessoas busquem uma relação direta com o divino, sem a participação em uma comunidade de fé. Neste sentido, práticas religiosas que estimulam o individualismo não conseguem experimentar o gosto de sentar à mesa com a Trindade Santa.

A fé na Trindade não se expressa apenas em cultos e louvores, mas realizam cultos e louvores como meio de agradecer pela presença de Deus entre nós e, ao mesmo tempo, fortalecer-nos para a missão de defender o patrimônio mais sagrado da história da salvação, a natureza: o grande templo não construído por mãos humanas, mas tecido pelo Deus comunidade perfeita. Assim, cada atitude nossa, em defesa do meio ambiente, em protestar contra os desmandos com a mãe natureza e a predação dos recursos naturais, em lutar pela preservação da nossa fauna e flora... é um sublime ato de amor e de fé a este Deus comunidade. E este Deus é tão amoroso que até aquelas pessoas que abraçam esta luta sem mencionar o seu nome, ele acolhe carinhosamente como um dos seus.

É por isso que a cada dia aumenta em mim a fé neste Deus, comunidade de amor.

Sobre Irenaldo Araújo

Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).usto.
Postado por: Irenaldo Araújo

0 comentários:

Assine nosso Conteúdo

    Proprietário do Site

    Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).