sexta-feira, 10 de junho de 2011

Recordes de degradação florestal em Mato Grosso: reflexo da expectativa na mudança do Código Florestal

By Irenaldo Araújo   Posted at  14:37   No comments

Sexta-feira, 10 de junho de 2011 - 14h15min

por Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)

Cuiabá, quarta-feira, 8 de junho de 2011 (ALC) - O desmatamento no Estado do Mato Grosso chegou a 243 quilômetros quadrados no mês de abril, correspondendo a um aumento de 537% comparado a abril de 2010. Mais absurdo ainda são os dados relacionados a florestas degradadas, de 1.755 quilômetros quadrados, 13.500% maior do mesmo período do ano passado.

Os dados, recolhidos do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), foram divulgado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Essa explosão de desmatamento e de degradação florestal pode estar associada às expectativas de mudança do código florestal brasileiro, avaliaram representantes do Imazon.

Os municípios que mais sofreram desmatamento em abril passado no Mato Grosso foram Nova Ubiratã, Porto dos Gaúchos e Itanhangá.  Enquanto o desmatamento é a supressão total da floresta com exposição do solo, a degradação reporta-se a florestas intensamente exploradas pela atividade madeireira e/ou queimadas.

Essa foi o maior registro acusado pela Imazon no Mato Grosso tanto nos casos de desmatamentos como de degradação florestal.

 

Postado do Blog do CEBI (Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos):     http://www.cebi.org.br/noticia.php?secaoId=1&noticiaId=2081

Sobre Irenaldo Araújo

Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).usto.
Postado por: Irenaldo Araújo

0 comentários:

Assine nosso Conteúdo

    Proprietário do Site

    Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).