sexta-feira, 3 de junho de 2011

Patos se mobiliza pelo meio ambiente

By Irenaldo Araújo   Posted at  15:43   No comments

SDC10010Aconteceu em Patos-PB, no dia 03 de junho, caminhada de Mobilização de Preservação do Meio Ambiente, com concentração a partir das 08:00h, na Praça Edivaldo Mota, e caminhada a partir das 09:00, com destino à Praça Getúlio Vargas, com exposiões de stands e apresentações diversas. O evento foi organizado por diversas organizações governamentais e não governamentais, com atuação em Patos eSDC10023 região: escolas, universidades, igrejas, etc., sendo um momento de partilha de experiências na linha da preservação ambiental. A abertura teve início com o hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Munipal, em frente a Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Manoel Vieira, seguido de caminhada por ruas do centro da cidade, com expressiva participação de escolas das redes municipal, estadual e particulares, além de representações SDC10055de organizações governamentais e não governamentais. A caminhada foi animada por carros de som e as diversas organizações conduziam faixas e cartazes que expressavam as ações que vêm realizando na defesa do meio ambiente. Ao chegar na praça Getúlio Vargas, embaixo de frondosas craibeiras, estavam montados os stands para apresentação de trabalhados realizados pelas diversas organizações. Na ocasião, foi facultada a palavra para as representações das organizações expressarem os seus sentimentos, em relação às questões ambientais, como também serem apresentadas músicas, poesias, danças, dentre outras expressões culturais. Na fala da representação da Ação Social Diocesana deSDC10047 Patos, destacou-se os trabalhos que vêm sendo realizados na defesa do meio ambiente por seus diversos programas, dentre estes o destaque para o P1MC (Programa Um Milhão de Cisternas), Propac (Programa de Promoção e Ação Comunitária), Projeto Ser Tão Paraibano e Infância Cidadã. Também se destacou que o momento era de alegria, pois se estava celebrando aquilo que vem sendo construído pelas diversas organizações e, ao mesmo tempo, foi destacado com tristeza a aprovação pela Câmara Federal, SDC10060do Novo Código Florestal, e mais ainda pela atuação dos Deputados Federais da Paraíba, que por unanimidade foramm favoráveis a esta aprovação: dos 12 deputados, um não comparaceu à votação e os demais deram um sim a esta vergonha nacional. Foi dito da necessidade de a sociedade se mobilizar para apoiar a presidente Dilma Rousseff a vetar o Novo Código Florestal e, ao mesmo tempo, mobilizar forças para questionar a  atitude dos deputados paraibanos, especialmente aqueles que foram votados no Médio Sertão Paraibano.

 

Organizações envolvidas na organização do evento: Governo do Estado da Paraíba (6ª Região de Ensino), SOS Sertão, IBGE, SUDEMA, EMATER, UEPB, UFCG, FIP, MILLENIUM, ACEV Social, Ação Social Diocesana de Patos, Frente de Valorização e Defesa da Caatinga, Rádios, Jornais, Geo, Escolas (Estaduais, Municipais e Particulares), Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Sobre Irenaldo Araújo

Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).usto.
Postado por: Irenaldo Araújo

0 comentários:

Assine nosso Conteúdo

    Proprietário do Site

    Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).