domingo, 26 de junho de 2011

Formatura reúne mil catadores de materiais recicláveis

By Irenaldo Araújo   Posted at  20:50   No comments

Terça-feira, 21 de junho de 2011 - 17h05min

por Fundação Luterana de Diaconia

Mil catadores de materiais recicláveis estarão recebendo seus diplomas de formação dos cursos do Cataforte, um projeto do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) que recebe apoio da Fundação Banco do Brasil (FBB) e Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes)/Ministério do Emprego e Trabalho.

A Fundação Luterana de Diaconia (FLD), organização que apoia grupos sociais em todo o Brasil, trabalha em parceria com o MNCR na execução técnica do projeto no Rio Grande do Sul.

O principal objetivo do Cataforte é fortalecer o associativismo e o cooperativismo dos catadores de materiais recicláveis, formando para a autogestão, assistência técnica e mobilização. Para isso, foram realizadas oficinas de formação de formadores, que depois conduziram módulos de formação em administração, organização e capacitação técnica.

Durante o evento, será lançado o vídeo Catarmos Nós, que retrata os avanços e os desafios do trabalho feito pelos catadores associados ao MNCR.

Depoimentos

Dona Lenir de Fátima Nunes, de Novo Hamburgo (RS), é uma das catadoras que fizeram a formação. “Sempre trabalhei com catação. Já sofri muito preconceito, já me chamaram de muitas coisas. Mas criei meus 11 filhos com o dinheiro que consegui da coleta de lixo. Sou catadora e tenho orgulho do que faço”.

“Eu nunca tive palavras para conversar com ninguém. Sempre trabalhei de cabeça baixa. Com vergonha. Mas depois que começou o curso, eu falo com as pessoas, faço amigos, sou feliz”, disse Melita Lopes Nunes, catadora. O retorno financeiro também aumentou. “Estou ganhando 70% a mais do que antes.”

Quando: Dia 22, quarta-feira, com início às 9 horas

Onde: No Parque de Eventos de Gravataí (RS)
O que: Formatura e entrega de diplomas, com lançamento do vídeo Catarmos Nós
Promoção: Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e Fundação Luterana de Diaconia, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e Senaes/Ministério do Emprego e Trabalho.
Apoio: Prefeitura de Gravataí

 

Notícia postada do site do CEBI: http://www.cebi.org.br/noticia.php?secaoId=1&noticiaId=2128

Sobre Irenaldo Araújo

Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).usto.
Postado por: Irenaldo Araújo

0 comentários:

Assine nosso Conteúdo

    Proprietário do Site

    Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).