segunda-feira, 27 de junho de 2011

Camada de Ozônio

By Irenaldo Araújo   Posted at  13:00   Notas No comments













A camada de ozônio situada na Ozonosfera a uma altitude de aproximadamente 25 mil metros acima da crosta terrestre.

É indispensável à vida porque impede os perigosos raios ultravioletas de atingirem a superfície da Terra, tão prejudiciais à vida vegetal e animal.
O ar da atmosférica, ao nível do mar, apresenta em média um PPM (parte por milhão) de ozônio, mas a uma altitude de 25 Km, existe uma camada mais concentrada de ozônio.
Esta camada contém cerca de seis PPM de ozônio; é ela que protege a Terra da maior parte da irradiação solar de luz ultravioleta danificam os tecidos vivos.
Sem essa camada protetora de ozônio, os vegetais e animais provavelmente não sobreviveriam na Terra.

O ozônio (O3) é uma forma de oxigênio composto por três átomos em vez de dois. Forma-se quando as moléculas de oxigênio (O2) são cindidas e separadas pelos raios ultravioleta na alta atmosfera.
Os dois átomos livres de oxigênio (O) resultantes dessa reação rapidamente ligam-se a outras moléculas para formar o ozônio.

Este processo é reversível; os raios UV também rompem o ozônio formando O2 e O, criando assim, um equilíbrio natural entre O3, O2 e O.

A luz é indispensável à vida na Terra, contudo alguns tipos de luz são prejudiciais consoante o seu comprimento de onda.

A atmosfera absorve a maior parte das radiações ultravioleta, de alta energia, mas deixa passar algumas radiações da gama UV-B que são biologicamente nocivas.
Algumas formas de vida criaram maneiras de se protegeram da exposição aos raios UV, mas as alterações do espectro e da intensidade luminosa decorrente da diminuição da camada de ozônio poderão, no entanto, ser altamente prejudiciais.

Com o uso freqüente de clorofluorcarbonos. Conhecidos como CFCs, aos poucos a camada de ozônio vai sendo destruída. Isso faz aumentar a radiação ultravioleta que chega à superfície da Terra. Os CFCs são usados como gás de refrigeração, desodorantes, aparelhos de ar condicionado, inseticidas, etc. O CFC sobe lentamente para as zonas superiores além da camada de ozônio, onde, por ação dos raios ultravioleta, rompe-se, desprendendo cloro. Esse cloro, mais denso que o ar daquelas alturas, cai e, ao passar pela camada de ozônio, reage com ele produzindo óxidos de cloro e oxigênio, que posteriormente se decompõem.

Outros gases que destroem a camada de ozônio são o tetracloreto de carbono, utilizado como solvente e o metilclorofórmio, também solvente, usado na produção de cola e etiquetadores.
No mês de Outubro foi anunciado pela NASA o novo record do burraco da camada de Ozônio que proteje a terra. O buraco esta com tres vezes e meia o tamanho do Brasil, são 29,5 milhões de quilometros quadrados, ou seja a camada de ozônio segundo cientistas já foi destruida 70% e os outros 30% restantes até 2015 poderá chegar a ZERO, impossibilitando a vida vegetal e animal no planeta.

Os cientistas também apontam soluções para reverter esse quadro, mas temos de agir rápido para colocar em prática os processos e procedimentos para reverter a destrição total da camada de ozônio.
Esse é um grande motivo para você vestir a camisa de nossa campanha para deixar O BRASIL + VERDE QUE AMARELO

Sem Educação Ambiental não existirá "Evolução"

Sobre Irenaldo Araújo

Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).usto.
Postado por: Irenaldo Araújo

0 comentários:

Assine nosso Conteúdo

    Proprietário do Site

    Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).