quinta-feira, 30 de junho de 2011

ASA realiza II Encontro Nacional de Sementes em Alagoas

By Irenaldo Araújo   Posted at  00:00   No comments

Regimere Santos - comunicadora popular da ASA

São José da Tapera - AL

28/06/2011

Durante os dias 6, 7 e 8 de julho, no bairro de Cruz das Almas, em Maceió (AL), cerca de 100 agricultores camponeses, organizações da sociedade civil e governantes vão participar do II Encontro Nacional de Sementes promovido pela Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) em parceria com a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O objetivo é discutir as políticas públicas de sementes e promover a troca de experiências de entre as redes microrregionais e estaduais e suas diferentes iniciativas que buscam a preservação, melhoramento e multiplicação de sementes de variedades locais. Outra proposta do encontro é analisar e debater sobre a legislação brasileira e normas internacionais que refletem direta e indiretamente nos direitos dos agricultores e os impactos das mesmas em suas formas de produção.

Caravanas de todos os estados nordestinos e de Minas Gerais já estão se preparando e deverão trazer na mala as sementes crioulas, da resistência, da paixão, seus guardiões, seus missionários, um pouco de suas casas de sementes, enfim, todas as iniciativas que representam a luta pela garantia da biodiversidade e pelo direito à vida. Uma luta que vem se fortalecendo nas iniciativas dos agricultores e agricultoras, mas que também já alcança os espaços políticos e institucionais, através da implantação de leis e de pesquisas universitárias.

A abertura do evento ocorrerá às 18h30, com uma dramatização sobre a imposição de consumo de produtos derivados de sementes geneticamente modificadas. Em seguida, haverá a mesa As ameaças às sementes enquanto patrimônio genético da agricultura familiar, com a participação de representantes da ANA, da ASA e de organizações sociais.
No segundo dia (7), serão realizadas oficinas para socialização e debate das experiências nos estados e ainda uma feira para troca de sementes e outros produtos trazidos pelas caravanas, animada por um trio de forró e apresentações culturais.

No último dia (8), haverá uma mesa sobre o papel das políticas públicas e a valorização da agrobiodiversidade como política de convivência com o Semiárido que trará representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Ministérios do Desenvolvimento Social (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas (Seagri) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A programação prevê ainda e um momento para debate por estado, além dos momentos de encaminhamento e de leitura da carta política do encontro.

O I Encontro Nacional de Sementes aconteceu de 16 a 18 de fevereiro de 2009, em Campina Grande (PB), e reuniu 103 agricultores e agricultoras, educadores e educadores populares e convidados dos estados do Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Veja aqui a carta política do I Encontro.

Postado do site da ASA: http://www.asabrasil.org.br/Portal/Informacoes.asp?COD_NOTICIA=6741

Sobre Irenaldo Araújo

Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).usto.
Postado por: Irenaldo Araújo

0 comentários:

Assine nosso Conteúdo

    Proprietário do Site

    Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).