domingo, 24 de abril de 2011

Feliz Páscoa!

By Irenaldo Araújo   Posted at  07:20   No comments

Páscoa quer dizer passagem, saída… É a passagem de uma situação de morte, escravidão, opressão… para uma situação de vida. É a vitória da vida sobre a morte.
Diante deste significado podemos resgatar todas as forças que procuram manifestar esta passagem, especialmente aquelas lutas que expressam a força da organização popular: as conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras sem terra; dos agricultores e agricultoras que passam a produzir sem o uso de insumos químicos; das mulheres que lutam por igualdade de direitos na sociedade; das comunidades quilombolas e indígenas que se assumem como tal e passam a lutar pela melhoria da sua qualidade de vida… enfim, é o resgate da luta das pessoas e grupos que teimam em viver bem numa sociedade que lhe coloca à margem.
Cada conquista antecede um sentimento de luta; de tomada de consciência; da certeza de que não dá mais! Diante desta realidade, as pessoas e grupos sociais começam a construir sua páscoa, sua passagem de uma situação de morte para uma situação de dignidade. Portanto, a celebração da Páscoa tem um forte significado de intervenção social. O interessante é que este significado vem desde Moisés até os dias atuais.
Celebrar a Páscoa é desejar que as pessoas e grupos sociais adquiram este sentimento de indignação por tudo aquilo que lhes torna menos gente e que degrada o ambiente em que se vive. Ao mesmo tempo, as pessoas e grupos sociais começam a se alegrar pelas conquistas, frutos desta indignação ética e a identificá-las no meio em que vivem.
É com este sentimento que desejamos a todas as pessoas uma Feliz Páscoa!

Sobre Irenaldo Araújo

Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).usto.
Postado por: Irenaldo Araújo

0 comentários:

Assine nosso Conteúdo

    Proprietário do Site

    Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I).